Quem nunca utilizou ou conhece alguém que nunca tenha usado, que atire a primeira pedra!
Eu como otorrinolaringologista, definitivamente não recomendo!!!
O cerume é produto de glândulas ceruminosas e sebáceas, e tem uma série de propriedade protetoras. Tem o pH apropriado para impedir o crescimento de bactérias e de fungos, além de ser repelente natural para os insetos! Ou seja, serve para proteger o ouvido das otites por bactérias, fungos e até pelo dano de insetos!
Mas em algumas pessoas a produção é tão exagerada, que acaba formando uma rolha, impedindo o pleno funcionamento do ouvido e a passagem do som.
E agora? O que fazer??
Utilizar a haste flexível ou cotonete nunca é uma boa ideia! Pois além de, pelo calibre, não ajudar a retirar o acúmulo de cera, ajuda, pelo contrário, a empurrar mais profundamente pelo conduto auditivo externo, piorando ainda mais a obstrução do canal.
E em casos extremos, pode até empurrar além... chegando na membrana timpânica.
Quais os sintomas quando se tem excesso de cerume?
O principal sintoma é a diminuição progressiva da audição, que pode piorar ou melhorar com algum movimento. Outro sintoma super comum é o zumbido decorrente dessa obstrução.
Se aconteceu essa situação, atenção, não utilize o cotonete! Procure um especialista em Otorrinolaringologista para avaliação e remoção adequada.
Comments