Quem já ouviu a expressão criança quieta, é sinal que está aprontando!
Estamos vivendo um período completamente diferente, e tivemos que mudar nossos hábitos, rotina por conta da situação de pandemia. Estamos mais em casa, crianças também, porém o tédio e o estresse pode ser fatores estimuladores para explorar lugares diferentes, situações diferentes. Então como não queremos tomar alguns sustinhos, eu e a pediatra emergencista Dra Maria Bahia fizemos um #colabpost sobre acidentes domésticos na infância, confira as dicas abaixo e saiba como evitar acidentes:
Para o bebê:
Não deixar o bebê sozinho em cima da cama ou do trocador, pois ele pode rolar e cair
Não deixar o bebê sozinho no banho ou perto de uma torneira porque ele pode abrir a água quente e se queimar.
Transportar o bebê em carrinho próprio, cadeirinha de carro e/ou moisés com cinto de segurança afivelado. Verifique se o equipamento tem selo do Inmetro. Instale de acordo com o manual e respeite as recomendações de idade e peso.
Os chocalhos e brinquedos deverão ser de boa qualidade com selo de aprovação do InMetro para que não quebrem facilmente e o bebê não engula os objetos do seus interior ou pedaços do brinquedo
Para os maiorezinhos até 3 anos, é a fase que com explorar o mundo e o próprio corpo, então ter atenção para prevenir acidentes:
Usar protetores em todas as tomadas que estejam ao alcance do bebê
Certifique-se de que móveis e eletrônicos grandes e pesados como TVs e estantes estejam presas na parede ou no chão.
Proteger também as quinas dos móveis com borrachas apropriadas.
Não deixar nenhum fio solto ou desencapado pela casa, nem tapetes soltos que a criança possa escorregar.
Não deixar objetos pequenos ao alcance da criança, como botões, moedas, bola de gude e grão de feijão. Eles podem querer explorar partes do corpo com esses objetos e podem facilmente colocar no nariz, ouvido… Todo cuidado é pouco!
Guardar medicamentos em caixas em estantes altas ou em cima da geladeira.
Tente fazer essas adaptações na casa:
Colocar um portãozinho no início e no fim das escadas para que o bebê não suba nem desça sozinho. Colocar portãozinho também pra bloquear o acesso à cozinha
Coloque rede de proteção em todas as janelas da casa
Posicione sofás ou cadeiras longe das janelas (para evitar explorações de homem-aranha ou super-homem, ok?)
Cerque a piscina e mantenha o portão sempre fechado. Também é válido cobrir com lona e adquirir um alarme.
Colocar tapete anti derrapante no boxe do banheiro para a criança não escorregar.
Esteja atento:
Informe-se sobre planta tóxicas e evite-as dentro de casa – exemplos: copo de leite, coroa de cristo, saia branca. Está na dúvida tem um App que é ótimo, e pode ajudar a identificar se é planta é torcia, é o PlantMe.
Não deixe baldes e bacias com água no chão. Coloque-os sempre em locais altos. Manter os baldes sempre vazios e guardá-los virados para baixo.
Mantenha as gavetas e portas dos armários trancadas com fechos próprios.
Evite acesso da criança à cozinha sem supervisão do alto!!
No fogão, EVITE DEIXAR o cabo das panelas virado para fora e prefira cozinhar nas bocas detrás. Se utilizar o forno, não permita que crianças se aproximem da tampa do forno, pois ela demora a esfriar.
JAMAIS colocar produtos de limpeza, como água sanitária, álcool, soda cáustica e desinfetante em embalagem de água ou refrigerante (acontece de haver confusão, acredite).
Atenção para o gás de cozinha e tubulações de gás, além de cuidado especial ao ligar o forno do fogão – pelo risco de explosão.
Agora na PANDEMIA, cuidado mais que especial com o armazenamento de álcool, em outro cômodo, longe da COZINHA. Não comprar álcool com concentração maior que 70%, porque o risco de combustão é ainda maior.
Não deixar que crianças menores de 5 anos, manipulem álcool, prefira sempre higienizar as mansinhas em casa com água e sabão.
Às vezes essa rotina de casa é bem puxada, corrida, e quando já está maiorzinho tendemos a relaxar, por isso essas dicas são importantes para minimizar esses riscos dentro de casa.
Gostou? Compartilha para quem pequenos artistas!
Comentarios