Olá, meu nome é Tatiane Camurugy e eu como médica preciso fazer um alerta que algo tenho observado nas ultimas semanas.
Temos recebido diariamente inúmeras mensagens no whatsapp, INSTAGRAM e facebook sobre medicações que viraram moda, com várias pessoas incentivando o seu uso como “prevenção” para tentar se blindar do novo coronavirus o covid19.
A medicação que Fulaninho famoso ou cicaninha famosa está usando para se prevenir.
Mas realmente a ivermectina e outras medicações podem prevenir da infecção pelo covid19?
Vamos entender por que esse assunto me preocupa?
Primeiramente para conversar sobre esse tema preciso fazer uma breve definição de prevenção.
Prevenção é conjunto de medidas ou preparação antecipada de algo que visa prevenir um mal, no caso uma infecção.
Atualmente para toda e qualquer doença viral só temos 2 modos conhecidos de se preparar para evitar de infecção viral:
1 evitar contato com o vírus
Premissa básica. Se você não tem contato, você não adoece. Nesse item encontramos uma série de medidas de manutenção de higiene adequada, como uso de mascaras, evitar aglomerações e manutenção constante higienização de mãos e celular ( não esqueça que celular virou extensão das maos, não esqueça de limpar ele)
Todas essas medidas visam evitar/ minimizar contato com o vírus.
2 Preparar nosso sistema imunológico para o perigo.
Aí temos dois modos de preparar:
Através de vacina - na qual ou pegamos fragmentos daquele vírus para nosso sistema imunológico possa reconhecer, e produzir a própria defesa. E quando houver contato já ter anticorpos, defesa, para combater .
E Outro modo para ajudar nosso sistema imunológico a se preparar é mantendo a defesa sadia - aí entra alimentação adequada, sono regular, e baixos níveis de ansiedade.
Todos esses fatores bem ajustados mantém a nossa defesa sadia.
Então voltando à explicaçao das medicações de “prevenção” que estamos vendo em certos grupos de redes sociais.. Volto a falar, se a tal medicação nao é vacina, nem anticorpo, essa medicação não tem como prevenir nenhum tipo de infecção.
Ah Doutora, mas temos medicações contra alguns vírus, como HIV, influenza e outros… Esses antivirais indicado para tais vírus específicos são indicados para quando a pessoa já apresenta uma exposição ou infecção por HIV, por influenza e assim por diante… Não existe ainda essa medicação para evitar a infecção por coronavírus.
Ou seja, Não existe ainda uma medicação para ser tomada diariamente assim como aspirina por exemplo que previne a doença coronária. Infelizmente, não há.
Mas tendemos numa situação de caos e incertezas, a acreditar no que fulaninha colocou lá no grupo que ajuda a prevenir. É o famoso, se bem nao fizer, mal nao faz, vou fazer também. Mas pode ter riscos? Sim.
Mas aí surgem 2 problemas.
O primeiro é a falsa sensação de proteção. Imagine, alguém tomando uma medicação para prevenção, e é natural do ser humano, ao se sentir protegido, baixar a guarda. Portanto cuidado!
O segundo problema é que toda medicação pode ser remédio ou veneno, a depender da quantidade e do tempo de uso.
Além de poder ter interação medicamentosa.
Cuidado especial sempre em relação aos idosos, que devem lembrar sempre que uso prolongado de algumas medicações podem gerar lesão hepática e renal. É muito perigoso!
Portanto, atenção, Uma coisa é participar de uma corrente para enviar oração, outra coisa é participar de corrente para tomar medicação.
Evite! Não existe remédio milagroso, nem tampouco medicamento “preventivo”.
A prevenção é através de medidas de higiene e proteção pessoal e através de vacina.
E Enquanto nao temos vacina para o coronavirus humano, vamos reforçando a imunidade dormindo adequadamente, não perdendo noites de sono, se hidratando bastante, se alimentando de forma saudável e sempre que possível fazendo alguma atividade física.
Espero que tenha ficado claro!. Compartilhe esse video com amigos e familiares. Vamos tentar nos manter saudáveis e não ficar entrando em certos modismos, ok?
Comments