1) Comemos também com os olhos!
Através do estimulo visual é desencadeada sinal do cerebro para a lingua e glandulas salivares, resultado disso é a boca cheia de água, ou melhor, saliva!
2) Existem 5 tipos de sabores, não somente 4. Além do doce, salgado, amargo e azedo, existe outro, presente sobretudo em alimentos industrializados (queijo, carnes): o umami.
3) Gosto é igual a nariz, cada um tem o seu!
Cada pessoa tem sensação gustativa diferente da outra, isso porquê temos memórias olfativas, exposição alimentar e até genética diferentes.
4) O paladar é na verdade a soma do cheiro com o gosto dos alimentos.
Se a língua só percebe 5 sabores, o olfato distingue mais de mil odores! Isso faz a gente diferenciar na boca uma lima de um limão. E se estamos gripados, nosso paladar diminui rapididinho, por conta do nariz entupido.
5) O nosso paladar varia de acordo com a idade - podendo haver mais papilas gustativas durante a infância e menos no idoso. E em alguns casos, no idoso pode até haver a perda de memória olfativa, o que implica no olfato também.
6) Disgeusia - você vai escutar esse termo durante a pandemia por coronavírus
A disgeusia é um termo médico utilizado para descrever qualquer diminuição ou alteração do paladar, que pode aparecer logo desde o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida, devido a infecções, uso de determinados medicamentos ou devido a tratamentos farmacológicos.
Atualmente temos observados vários relatos de pacientes com disgeunia associados a anosmia pós covid-19, isso porque o olfato está intimamente associado ao paladar.
Existem cerca de 5 tipos diferentes de disgeusia:
Parageusia: sentir o sabor errado de um alimento;
Fantogeusia: também conhecido como "gosto fantasma" consiste na sensação constante de um sabor amargo na boca;
Ageusia: perda da capacidade para sentir sabor;
Hipogeusia: diminuição da capacidade para sentir o sabor da comida ou de alguns tipos específicos;
Hipergeusia: sensibilidade aumentada para qualquer tipo de sabor.
7) Sabia que alguns remédios podem alterar o paladar?
Uso de remédios: estão identificados mais de 200 medicamentos capazes de alterar a sensação de paladar, entre eles estão alguns remédios antifúngicos, antibióticos do tipo "fluoroquinolonas" (levofloxacino, moxifloxacino...) e anti-hipertensivos do tipo "IECA" (captopril, enalapril...);