O tema de hoje é um alerta aos pais.
Quem já ouviu a expressão criança quieta, é sinal que está aprontando, pode ser a mais pura verdade!
Estamos vivendo um período completamente diferente, e tivemos que mudar nossos hábitos, rotina de casa por conta da situação de pandemia. Porém o tédio e o estresse podem ser fatores estimuladores para explorar lugares diferentes, ou motivar curiosidade da criança com seu próprio corpo.
Assim, tendo observando quantidade frequente de corpo estranhos nas ultimas semanas! Então para evitar tomar alguns sustinhos todo objeto pequeno deve ficar longe do alcance das crianças (desde brinquedos, miçangas, pecinhas plásticas, pilha de relógio até remédios.
A faixa etária mais acometida são os menores de 4 anos! Portanto atenção aos pequenos!
A prevalência é ligeiramente maior entre os meninos.
Um dos corpo estranhos mais frequentes é semente de feijão (cuidado ao catar e deixar de molho, fiscalize para ver se alguma semente não caiu e a criança possa pegar.
O ouvido e o campeão dos corpos estranhos, sendo o aldodão o objeto mais frequente, logo após vem o nariz, cujo o objeto mais relatado tem sido espumas, fragmentos plásticos.
Mas, Doutora, se identifiquei corpo estranho, o que devo fazer?
Primeiro lugar nunca tente remover em casa!! Além de correr o risco de machucar seriamente pode ainda empurrar esse corpo estranho para o pulmão!
Deixe para o médico especialista realizar essa remoção com segurança, ok? Foi ele que estudou quase 10 anos para conseguir fazer sem agravar o quadro.
Então faça esse raio-x e casa e mantenha essa rotina, objetos pequenos longe de crianças pequenas.
Video completo disponível no meu canal no YouTube e no instagram @drataticamurugy
Comments