top of page
Buscar
  • Foto do escritorTatiane Camurugy

Artigo publicado recente sobre a importância da lavagem nasal no combate à infecção pelo Covid



Um estudo recente em pacientes ambulatoriais com COVID-19 sem síndrome do desconforto respiratório agudo sugere uma resolução substancial dos sintomas. Portanto, analisamos os efeitos farmacológicos / farmacodinâmicos da solução salina isotônica ou hipertônica, relevantes para a infecção por SARS-CoV-2.


Sabemos que as as secreções respiratórias devido à infecção por COVID-19 podem se comportar de maneira semelhante às de uma bronquite grave ou bronquiolite; a tosse pode ser seca, mas as secreções podem ser claras para mucopurulentas e, portanto, precisam ser mobilizadas para serem removidas das vias aéreas.


Inicialmente, as publicações desencorajavam a higiene nasal durante infecção pelo coronavirus humano pois indicavam potencial risco de disseminação do vírus para via aérea inferior.

Mas o coronavirus é um vírus respiratório, e será que teria comportamento diferente de outros vírus respiratórios?

Essa foi a motivação para pesquisadores Belgas investigarem e publicarem esse artigo.

Verificou-se que tanto a solução isotônica como a hipertônica desempenham serie de benefícios, tais como:

- propriedades umectantes / gelificantes,

- efeito no batimento mucociliar e hidratação,

- diminuição replicação viral do SARS-CoV-2

- efeito na formação de ácido hipocloroso (HOCl).


Todas as formas de higiene de vias aéreas têm suas vantagens.




Começarei pela nebulização!

com solução nasal isotônica (soro fisiológico 0,9%):


1 - Beneficio na função do surfactante

Na nebulização conseguimos levar partículas pequenas de soro fisiológico até as células do pulmão, que são responsáveis pela respiração.


As células epiteliais alveolares do tipo II (AT2) promovem a biossíntese de uma substancia importante para manter a ventilação do pulmão, que é o surfactante pulmonar. O SARS-CoV-2 (covid-19) ataca justamente as células AT2, causando deficiência na funcionalidade dessas células, o que pode causar exaustão do surfactante pulmonar, elevar a tensão superficial alveolar e, finalmente, levar ao colapso respiratório.


Então, a solução salina Melhora o desempenho da substancia que mantem a via aérea aberta que é surfactante pulmonar. Essa substancia mantem propriedades tensão superficial e capilaridade, das células responsáveis pelas trocas gasosas, os alvéolos.

Portanto, as propriedades umectantes do NaCl podem fornecer um benefício na redução das tensões superficiais, melhorando assim a complacência, expansão das vias aéreas.


2- Beneficio na diminuição de bioaerossois

Sabemos que o virus pode se espalhar em goticulas (enquanto falamos), através de espirros (com formação de bioaerossois) e até na expiração (aerossois virais). E durante muito tempo autoridades sanitarias no mundo desencorajavam a aerossolização de solução salina através de nebulização pois havia a ideia de que geraria mais aerossol contaminando mais o ambiente.


No entanto, não se deve confundir aerossol salino com bioaerossóis virais.


No estudo o que se percebeu foi: a entrega de aerossol salino isotônico, nebulizado durante 6 min, reduziu a liberação de bioaerossóis exalados dos pulmões em uma média de 72% (durando até 6 horas), um efeito que persiste por mais de 6 h após nebulizar.

E diminuiu principalmente a eliminação de partículas menores, que são as partículas que as mascaras não conseguem filtrar.


Assim, demonstrou-se que essa via de higienização é segura, e melhora os sintomas, e não iria piorar o quadro como foi sugerido anteriormente.


Mas lembre-se de que se for utilizar o nebulizador, utilizar em espaço arejado e higienizar após o uso hein?


Agora vou falar sobre o meu queridinho, o procedimento queridinho do medico otorrinolaringologista, que é a irrigação nasal!


Já a irrigação nasal, demonstrou inúmeros benefícios


1) Remoção mecânica e redução da replicação viral

O principal beneficio demonstrado foi a remoção mecânica e direta do vírus na mucosa nasal, diminuindo assim a possibilidade de adesão no epitélio e replicação do vírus.

Além disso a solução isotônica altera as propriedades do muco que reveste a mucosa do nariz e da via aérea, levando a uma menor formação de vesículas de gotículas com uma menor liberação de bioaerossóis exalados.


2) Melhora batimento mucociliar

para isso vamos entender o que é o batimento mucociliar. É um mecanismo de defesa inato primário do nariz, vias aéreas e pulmões, limpando-os continuamente de poeira, partículas infecciosas e outras partículas pelos movimentos ciliares.

Usando diferentes técnicas, foi demonstrado que a solução salina isotônica (enxágue ou spray) induz um efeito positivo na frequência do batimento ciliar.


3) Melhora do muco que recobre o epitélio nasal

Melhora a consistência do muco que recobre nosso epitélio, tornando-o mais fluido. Facilitando o batimento mucociliar das células normais.


Imagine um vírus respiratório danificando algumas células, e danificando justamente células que produzem uma substancia que ajuda nas trocas gasosas (na troca do gás carbônico pelo oxigênio). Pois bem, se o muco começa a ficar espesso, fica mais complicado de eliminar.


A solução salina ajuda a deixar fluido o muco que recobre a mucosa nasal, ajuda a remover mecanicamente esse acumulo de secreções, diminuindo a adesão e replicação de vírus, e facilita essa defesa que é o batimento mucociliar, ajuda os cílios a bater mais rápido, diminuindo a possibilidade do vírus de se aderir ao epitélio e multiplicar por lá.


4) Diminuição de adesão viral

Além disso verificou-se que o cloreto de sódio pode diminuir a afinidade do vírus para o receptor que ele se liga, receptor ACE, menos ligação vírus-receptor.

ACE2 é o receptor de entrada de SARS-CoV-2 e está presente no nariz, orofaringe, e das vias respiratórias (em particular de células ciliadas)


5) Efeito na formação de ácido hipocloroso (HOCl)

Além disso, a solução salina pode modificar a ação de uma enzima na célula que se chama mieloperoxidase, leva à produção de HOCl virucida aumentada.


Não somente isso, mas essa liberação desses radicais aumentam a fagocitose de células de defesa, fazendo com que as células que estejam infectadas, sejam eliminadas por nosso sistema imune.


Assim deixa claro que o soro fisiológico não destrói o SARS-CoV-2 e, mas pode, e deve ser usado apenas como um complemento às medidas básicas de higiene. O uso precoce de enxágue nasal e oral com solução salina isotônica ou hipertônica, iniciados dentro de 48 horas do início dos sintomas é benéfico e seguro aliviar a infecção leve por COVID-19.


Dicas finais:

E por fim as que já indico na minha pratica clinica são para prevenir infecções respiratórias:


• Faça a higiene nasal diária, principalmente ao chegar em casa, pois assim você mantem via aérea limpa e funcionalmente bem.


• Em caso de resfriado comum agudo ou sintomas respiratórios superiores em épocas de COVID-19

Enxágue nasal desde os primeiros sintomas de sintomas respiratórios superiores

Enxaguar com solução salina “isotônica” pura (0,9%) 2–3 vezes / dia *


Mesmo sem infecção respiratória tente fazer higiene nasal diária, assim melhora mecanismos de defesa locais.


Gargarejo com solução hipertônica (agua e sal, agua e bicarbonato)- Em caso de sintomas de resfriado comum com envolvimento da garganta - ajuda a melhorar os sintomas. Não engolir, descartar na pia.


Nebulização - pode utilizar. Não esquecer de após utilizar higienizar adequadamente aparelho, e após higienização de mãos. Preferencialmente realizado em local bem arejado ou externo.


Como é uma publicação recente agora de janeiro de 2021, e é assunto que comento diariamente com meus pacientes resolvi compartilhar.


Compartilhe também com amigos, incentive familiares e coloque definitivamente na sua rotina diária a higiene nasal.


Dra Tatiane Camurugy

Otorrinolaringologista por amor - CRMBA23795


Artigo: Essentials in saline pharmacology for nasal or respiratory hygiene in times of COVID-19.Huijghebaert Suzy1 & Hoste Levi2,3 & Vanham Guido.European Journal of Clinical Pharmacology, jan, 2021.

3.140 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page